ETERNIZAR MEMÓRIAS FELIZES - Fotografia de bebés, crianças, famílias e grávidas.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Educar

Tenho andado ausente por estes lados.
Os últimos dias foram intensos mas extremamente motivadores.

Acredito que se passará algo semelhante com todas as mães. Há uma altura no decorrer da maternidade em que «somos assaltadas/os» pela questão da educação (no que à escolaridade diz respeito).
Surgem as dúvidas. Todas queremos «o melhor» para os nossos filhos, certo?
Este não tem sido um processo muito fácil para mim. Apesar de extremamente satisfeita com as minhas opções até agora (pois sinto mesmo que tive a sorte da minha vida com a escola que escolhi para os meus filhos), preocupa-me imenso o futuro da sua escolaridade. Honestamente ando farta de rankings e preparações para exames importantíssimos para o futuro das crianças, aos 9 anos... NOVE anos!
E brincar? E aprender pelo prazer de descobrir? E entender o que estão a aprender?...

Assim, nos últimos dias, dediquei umas boas horas dos meus dias a ouvir falar de educação e pedagogia, entre «educadores» (pais, mães, professores...), numa escola linda que conheci recentemente.
Hoje sinto-me mais inquieta, mas também com mais esperança.

Deixo aqui algumas imagens de pormenores da escola porque, claro está, não consigo deixar a minha máquina em casa por muito tempo.


Escola Sementes de Liberdade - Esposende.


2 comentários:

  1. Aposto, pelas fotos q assenta na Pedagogia waldorf. É tao escasso ainda em Portugal :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente estava lá a fazer uma mini-formação em Pedagogia Montessori (com a qual, pessoalmente, me identifico mais) e eles tinham planos para trazer também alguém à escola para dar uma formação em Waldorf.
      Seja como for acho que esta escola procura respeitar a individualidade e a criatividade e manter a ligação à Natureza. Aspectos importantíssimos.
      Acredito que o ideal de escola seria retirar o melhor de cada metodologia (mesmo do ensino tradicional) no melhor interesse da criança, individual.
      E, Inês, acho que cada vez há mais exemplos destes em Portugal ;)

      Obrigada pela «visita»

      Eliminar